Waltomatic escreveu: hardbelo escreveu:Opa, ó eu ó!
Sou o Ronan, publicitário, São Paulino "sofredo", proprietário de uma Weekend 2.4 ELX 2002 Cinza Stell que não tem apelido tosco. Conheci o fórum pela indicação de um amigo e espero somar positivamente com o grupo.
Apaixonado por Marea e suas vertentes, Destilados, Cohiba e manga sabina...
Não gosto de: descrever sobre mim, luz espia acessa e ter que ficar ouvindo FM pra não atrapalhar a estética original do painel.
PS: não vou torcer para o Brasil ganhar a copa!
Abraços
MUITO BEM!
A falsa-modéstia NÃO me impede de dizer que esse "amigo" sou eu e que acabo de "consertar" mais uma central ME3.1 "queimada"!!! Do mesmíssimo jeito desse outro conserto aqui...
https://mareaclube.forumeiro.com/t9018-quiz-erros-de-injecao-diagnostico-do-scanner-e-solucoes (só que no B25, em vez do A26)
Código - Descrição Erro
00340 - Sensor de fase - Sinal não plausível
00220 - Potenciômetros do pedal do acelerador - Sinal acima do limite máximo (c.c ao + Vbat)
00100 - Debímetro - c.c. ao Vbat
00110 - Sensor de temperatura do ar - Sinal abaixo do limite minimo (c.a ou c.c. ao +Vbat)
01691 - Cut-off de segurança - Não plausível KKKKKK, ainda bem que não era o "quase certeiro" palpite do Senhor Júlio César Lima, né, Ronan?
Sim senhor!
E por essa razão estou aqui para agradecer.
Mais antes vamos ao problema (para isso, leitor, eu tenho que entrar na sua mente haha!) :
Lá estava eu, em pleno domingão como constantemente faço (por ser cuidadoso
) abro o capô e vou conferir os níveis do reservatório de água e óleo.
Logo notei que faltava um pouquinho só de água. Tirei a tampinha e coloquei na "calha" do para-brisa. Meu telefone toca e saio pra atender.
Volto, fecho o capô e vou pro meu destino (churrasco, carro cheio de picanha), coisa de 5km.
Quando chego lá, notei que o ponteiro da temperatura do arrefecimento estava um pico acima do meio.
Desliguei na hora, tinha algo errado isso nunca aconteceu. (Tá certo que um dia antes eu fiz a troca "gambiarra" da vt do Del Rey porque a minha travou aberta, mais testei MUITO e fico 100%).
Abri o capô e notei água no feltro interno... Olho para o reservatório e adivinha? Esqueci de fechar a tampa (por ser descuidado
)...
Com o carro ligado completei o reservatório d'água e andei mais um pouco, e continuou a subir.
Voltei pra casa, esperei esfriar, esgotei toda água do sistema, fiz a limpeza e novamente completei com aditivo certinho.
Blz, entro novamente no carro e ao sair da garagem acende-se a mardita luz espia da injeção... Parei, olhei e nada. E la vamos nós...
300 metros depois o carro perde o acelerador, não afoga, mais não acelera... desliguei, olhei e nada.. e foi assim por mais 3 vezes até desistir e voltar pra casa (sem churrasco com o carro cheio de picanha... sim, Friboi).
Na segunda fui atrás do concerto, fui direto na Fiat, foi passado no scanner e acusado os erros que o amigo descreveu.
O mecânico disse: Troque a MAF e o sensor de temperatura. Disse ta bom... Entrei no carro e falei, jamais...
Antes de comprar meu Marea eu tinha um Monza tubarão 2.0, quando dava algum defeito e saia a compra de peças, sem antes ver ao menos se realmente era isso, gastei muito e coloquei em minha cabeça que não iria fazer a mesma coisa com o Marea. Até por conta do auto valor das peças e mão de obra escassa.
Pedi ajuda no outro fórum, mesma coisa, trocar uma lista de coisas: MAF, Potenciômetro, Sonda, Sensor de rotação, Cabo da bateria.. e por ai vai.
Não estou querendo crucificar ninguém, mais se tivesse ido nessa linha, já tinha tido um gasto de em média R$2.000,00 e sem resolver o problema.
Fui em eletricistas: O melhor deles disse pra mim que se testar o potenciômetro com o multímetro o potenciometria queima...
Eins que entro em contato com o "vovô", liguei pra ele, expliquei o meu problema e minha indiguinação com os profissionais que me atendeu.
E assim já começou a me dar as dicas, e disse: não compre nada agora (era TUDO o que eu queria ouvir).
Peguei um multímetro pela primeira vez na vida, me explicou como domar o bicho, fiz os testes (tudo errado), notei o erro informei, e fiz novamente.
Após o teste feito como pediu, me explicou o problema, e a solução. Sem pensar fui a luta.
Por sorte (graças a Deus) queimou o negativo da central, referente a Maf e o Potenciômetro (acelerador).
Fiz o procedimento e...
manga sabina ops, BATATA!
Testado e aprovado.
Waltomatic, te agradeço muito cara... Não só pelo meu problema resolvido e sim pela vontade de ajudar pela prontidão e pelas dicas.
Se não fosse pela tua ajuda não sei em qual encrenca que eu ia me meter... Esse clube ganha e MUITO com a ajuda desse cidadão,
VALORIZEM isso.
Tendo um tempinho aqui vou dá um pulo ai Guarulhos (churrasco com o carro cheio de picanha... Maturada, Friboi é fraca).
Obrigado por devolver minhas asas.
Ps: meu capacitor não estufou-ufa.
Amem.
Abração.