almarea escreveu:pessoal, tenho interesse no marea turbo mas tenho receio de ser um carro com motorização frágil, no sentido de quebrar facilmente. Pelo que li isso não procede é os problemas ocorrem mais por falta de manutenção preventiva por parte do proprietário, como a famosa troca de óleo.
Aliás, qual o óleo mais indicado para o marea turbo? marca e especificação!
obrigado e abraços!
Cara buenas tarde!
Todos carros são frágeis, o problema das Mareas é relaxamento dos antigos donos devido aos ALTOS preços de manutenção.
Um simples troca de correia dentada vai custar no mínimo R$ 1,200,00. Contra R$ 350,00 do Santana.
O Marea por ser um carro potente e andar bem, todos davam pau na máquina e não davam a devida atenção nas preventivas. E ai que a casa cai. O carro arrebenta a correia e bum R$ 5,000,00 para fazer todo o cabeçote.
O motor não é frágil, frágil na verdade é o bolso de quem não tem grana para manter e esperar o carro parar para arrumar. Ai a conta fica alta e passam a falar mal do carro.
Minha opinião é a seguinte:
Quer comprar um Marea, vai fundo, mas não compre o primeiro. Rode bastante e leve o carro ao mecânico antes de fechar, pois existem muitos mareas maquiados esperando para explodirem na mão de alguém.
Marea bom ninguém vende e quando vendem pedem caro. Fuja dos mareas que custam menos de 12 mil.
Agora respondendo a sua pergunta sobre o óleo. O manual do meu pede para usar o 15w40 para condução normal e 10w40 para condução esportiva.
Como o motor dos mareas 5 cc esquenta demais eu optei por usar o 15w50 já que esse protege bem na fase quente.
Mas NUNCA faça FLUSH nesses motores. Só faça isso quando você for abrir o carter logo em seguida.
Motivo:
Se o motor estiver começando a formar borra vai entupir a trompa de aspiração e ai vai fud.. o motor.